X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Pilkington por elas

Mulheres no mundo automobilístico: Suzane Carvalho é destaque quando o assunto é Direção Defensiva

Mulheres no mundo automobilístico: Suzane Carvalho é destaque quando o assunto é Direção Defensiva

            Temos nas ruas mais de 60 milhões de motoristas – sendo quase 20 milhões de mulheres. No Agora é Com Elas já falamos que, por toda história, elas são donas de suas vidas e de seus carros, ensinamos como trocar óleo e falamos dicas completas para preservar o automóvel .

           Mas afinal quando o assunto é segurança: você sabe o que é direção defensiva? Aprendemos alguns pontos nos cursos de Centro de Formação do Condutor, para garantir a liberação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mas após as aulas e com o passar dos dias, criamos hábitos não-seguros para a vida no trânsito.

          A instrutora, ex-atriz, jornalista e piloto campeã de diversas categorias de automobilismo e motociclismo Suzane Carvalho, 54 anos, foi a única mulher do mundo a ser Campeã de Fórmula 3 e convidada a correr a Fórmula 1. Atualmente, leciona sobre o assunto.

A transição da atriz para a piloto

            Desde criança, Suzane tinha o sonho de ser piloto de automobilismo. “Eu via os karts e não podia andar, aí quando pude entrar no de 5 anos, queria mesmo era correr no de 10, sempre fui acelerada”, relembra. De família de artistas, a mãe é a atriz Lia Farrel e a irmã Simone Carvalho, também ex-atriz, não conseguiu seguir por outro caminho. Fez novelas na Band e na extinta TV Manchete – além de peças, musicais e filmes.

          Aos 25 anos teve o primeiro contato oficial com as pistas, viu um anúncio de escola de pilotagem, na zona sul do Rio de Janeiro, e decidiu que iria realizar um sonho. “Achava que já estava velha para começar com 25, tinha a ideia de que kart era coisa de criança, né? Mas existia uma categoria sênior – acima de 30, aí pensei ‘ah bom, se alguém acima de 30 pode começar, eu também posso”, recorda.

          Em 1989, quando começou a competir, foi Campeã Brasileira de Kart. Já em 1992, conseguiu um marco inédito na história: foi campeã brasileira e sul-americana da Categoria B da Fórmula 3. Foram muitas competições e vitórias – assim seguiu por toda carreira.

Curso Pilotagem com Suzane Carvalho – Osvaldo Furiatto - Mira e Clic Curso Pilotagem com Suzane Carvalho – Osvaldo Furiatto - Mira e Clic

           “Infelizmente, o machismo também fez parte de sua trajetória: “sofri coisas de todos os pilotos (de um torneio) me colocarem para fora. Sorteavam entre eles para me expulsarem da pista. O chefe de minha própria equipe mandou tirar o motor do meu carro porque estava virando rápido demais. Eu sofri muito preconceito, mas não sentia porque estava muito focada em realizar tudo e na época não era uma coisa comentada como agora”, comenta sobre o empoderamento feminino nos dias de hoje.

Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho

           Em 2003, depois de uma série de decepções com patrocinadores e empresas que geraram traumas financeiros, a piloto procurou uma saída para reestruturar-se com aquilo que sabe fazer de melhor: montou um Centro de Treinamento para Motoristas, o Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho

Reprodução – Facebook    Reprodução – Facebook

            As aulas e palestras não têm como intuito formar o motorista, mas sim, complementar os conhecimentos e prepará-los para situações do dia-a-dia. A instrutora comenta que em uma turma comum, as mulheres são 20% de seu público. Diferentemente do curso de pilotos, a direção defensiva traça uma “transferência de peso”: “o piloto sabe frear no final da reta, mas o nosso interesse com os motoristas comuns é fazer com que eles freiem o máximo possível em menor tempo, para evitar acidentes e batidas”. Segundo a condutora, o curso consiste em técnicas de pista voltadas às ruas e estradas. A agilidade do piloto é a segurança do motorista do diário.

            Os cursos, em sua maioria, são feitos em um único dia. Os preços variam se individual ou grupos (empresariais ou de amigos).

Toques para a Direção Perfeita       
            O Agora é com Elas separou algumas dicas primordiais sobre a direção defensiva, dá uma olhada!

Cintos afivelados!     
            Essa é a regra básica ao entrar no veículo e todos, sem exceção, devem seguir. No caso de acidentes, os passageiros podem ricochetear no interior do veículo, causar ferimentos e serem lançados para fora.

1000% de foco
           Celular, rádio, passageiros, crianças – tudo pode ser distração! Enquanto dirigir mantenha o foco na pista, desligue o celular e tenha as crianças presas em suas cadeirinhas. São pequenas ações que podem salvar vidas!

Mantenha os retrovisores em posição correta
            O motorista deve ter um campo de visão bem aberto, com visibilidade para todos os lados no interior do veículo. Para isso, tenha os 3 retrovisores em dia e com o posicionamento alinhado para evitar todos os tipos de surpresas.


Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado