Pilkington por elas
Conheça as mulheres que mudaram o setor automotivo

O amor pelos automóveis está presente na vida das mulheres há algum tempo. Neste blog você vai conhecer mulheres que ultrapassaram a barreira do preconceito e contribuíram para o avanço e a inovação do setor automotivo.
Não há como falar desse assunto sem passar pela “mãe do automóvel”. A alemã Bertha Benz foi a primeira mulher a dirigir a longa distância (104km) em veículo motorizado em 1888. Além disso, ela também foi a primeira piloto de teste da história! Após testar o automóvel do marido, Bertha sugeriu melhorias que foram adotadas, como a terceira marcha (até então eram apenas duas) e a invenção da lona de freio.
Outra inovadora foi a norte-americana Mary Anderson. Em 1903, criou o limpador de para-brisa. Observando que os motoristas precisavam abrir a janela sempre que chovia, Mary desenvolveu um equipamento com ponta de borracha, que era acionado dentro do veículo por uma alavanca. O limpador de para-brisa tornou-se obrigatório em 1916.
A duquesa d’Uzés foi a primeira mulher a tirar habilitação. O feito aconteceu na França em 1898. Unindo outras apaixonadas por carros, ela fundou o primeiro clube francês feminino de automóveis.
No Brasil, as primeiras motoristas habilitadas foram Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling em 1932. No ano seguinte, Schorling tornou-se também a primeira brasileira a conseguir habilitação para moto.
A Fórmula 1 ganhou participação feminina a partir da italiana Maria Teresa de Filippis. Ela largou em três corridas entre 1958 e 1959 e conquistou o 10º lugar no Grande Prêmio da Bélgica em 1958.
Bia Figueiredo foi a primeira mulher a ganhar a Fórmula Renault em 2003. Ela tornou-se também a primeira brasileira a participar da Fórmula Indy em 2010, mas, por falta de patrocínio, não participou de quatro etapas. Desde 2014, Bia participa do Stock Car, sendo a única mulher da categoria. Na temporada de 2020, será substituída até novembro devido à gravidez do primeiro filho.
Já na área corporativa, Mary Barra fez história! Ela é a primeira mulher a liderar uma montadora, tornando-se CEO da General Motors em 2014. Sua atuação na indústria automobilística começou aos 18 anos, passando por fábrica, administração e engenharia.
Portanto, a paixão por carros não tem relação com gênero. E a história dos automóveis está diretamente ligada a essas e outras mulheres. Há um mundo feminino no setor automotivo!
TAG's:
- saúde
- recomendações
- TPM
- Feminino
- Manutenção
- paixão por carro
- segurança
- calibragem-de-pneu
- Alimentação
- Normas e Leis
- TECNOLOGIA
- primavera
- DSC
- PILKINGTON
- lançamento
- Realização
- ESC
- verão
- paixão por carro.
- SIGLAS
- Carro
- confortável
- Sonhos
- Trânsito
- óculos de sol
- Pilkington
- o-novo-usado
- confortavel
- apps-de-mobilidade-especificos-para-mulheres
- mulher
- Carros
- mãe de primeira viagem
- paixão por carro
- manutenção
- VSC
- luzes-do-painel
- Negócio
- ESC
- SEGURANÇA
- outubro rosa 2020
- Paixão por Carros
- espaço mulher
- Filhos
- mundo feminino
- prevenção
- ESP
- pilkington
- automóvel
- recomendações
- tecnologia
- Vidros
- tecnologia
- AUTOMOVEL
- manutenção preventiva
- segurança
- gravidez no volante
- ABS
- nova gasolina
- Multa
- Segurança
- conforto
- farol-lanterna-retrovisor
- dicas
- Espaço Mulher
- linha
- Carros
- CONTROLE
- Conforto
- Paixão Por Carros
- Conforto
- ESTABILIDADE
- espaço mulher
- carros
- carro
- novas-leis-de-transito
- Manutenção Preventiva
- manutenção
- VSA
- Recomendações
- mulheres
- mulher
- carro-usado
- violência
- Manutenção
- ADAS
- Mulheres
- dia-internacional-da-mulher
- Paixão por Carro
- paixão por carros
- manutenção preventiva
- automobilístico
- Automobilístico
- PCS