X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Pilkington para elas

Saiba por que o ESC será obrigatório no Brasil a partir de 2022

 Saiba por que o ESC será obrigatório no Brasil a partir de 2022

O Controle Eletrônico de Estabilidade, também conhecido pela sigla em inglês ESC, é a invenção de segurança automotiva mais importante depois do cinto de segurança. Apesar de ser uma tecnologia recente para os brasileiros, o ESC já está presente em carros nacionais. A partir de 2020, todos os automóveis sairão da fábrica com ESC e esta tecnologia será obrigatória a todos os automóveis leves a partir de 2022.

Mas o que é o ESC? O ESC é um equipamento munido de sensores e atuadores que assume o acelerador e o freio para evitar a perda de controle do carro, fazendo com que o automóvel volte ao percurso correto. Este sistema de segurança é composto por hardware (atuadores, sensores, unidade de controle) e software, que é como um sistema operacional de smartphones com mais recursos. O software monitora os sensores e envia informações para os atuadores corrigirem o trajeto.

Os fabricantes também utilizam outros nomes em relação ao ESC. O sistema também pode ser denominado Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), Assistência à Estabilidade do Veículo (VSA) ou Controle de Estabilidade do Veículo (VSC). Já a Bosch, patenteou o nome Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Independentemente do nome, esta tecnologia tem uma grande função nas ruas e nas estradas: evitar acidentes.

 


Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado