X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Pilkington para elas

O perigo das distrações ao volante!

O perigo das distrações ao volante!

Em uma jornada cheia de tarefas a realizar, quem não se sente tentado a aproveitar algumas brechas do dia para adiantar parte dos seus compromissos? O clássico é aquela conferida nos e-mails, retocar a maquiagem... Mas antes de fazer isso ao volante, saiba o quão perigosas para sua segurança são essas distrações, mesmo que rápidas e com o semáforo fechado.

De acordo com dados das autoridades de trânsito, a distração ao volante é o quarto maior motivo de acidentes e multas em São Paulo. 72% deles acontecem por falhas de atenção, como o uso de celular, falar ou mandar mensagem em aplicativos, além de mexer no rádio e até fazer maquiagem. Os aparelhos de celular estão por trás de quase um quarto das multas.  

Dirigir é uma atividade que demanda total atenção, por isso em nenhum momento ela pode ficar em segundo plano.  Além de receber informação visual ininterruptamente, a motorista depende da audição e dos sistemas cinestésico (percepção) e vestibular – responsável pela sensação de equilíbrio. Sempre que um fator interfere nesses sistemas, nossa segurança está em risco. 

E nem precisa ser uma grande desatenção. Perdermos nosso foco por apenas dois segundos já é o suficiente para o risco de acidentes aumentar em quase 100%, segundo especialistas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia dos Transportes da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, indicou que as olhadas na tela do celular duram, em média, 23 segundos. Isso quer dizer que, se o veículo estiver se movimentando a 60 quilômetros por hora, o motorista terá percorrido 380 metros às cegas.

Umas das melhores maneiras de evitar essas perturbações é o planejamento. Acorde um pouco mais cedo, guarde seu celular na bolsa ou se precisar usar o GPS desabilite as notificações. Você também tem alguma dica sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários!


Tags:

  • Facebook
  • Twitter

Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado