X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Pilkington para elas

Nova gasolina: tudo que você precisa saber sobre a nova fórmula da gasolina e seus benefícios

Nova gasolina: tudo que você precisa saber sobre a nova fórmula da gasolina e seus benefícios

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou no começo do ano uma nova especificação para a gasolina com o objetivo de aprimorar o combustível brasileiro. 

Os postos de abastecimento começaram a se adequar às novas regras este mês e nós preparamos um conteúdo completo para você ficar por dentro dessa nova gasolina e tudo que ela pode impactar no mercado e no seu automóvel. 

 

1) Por que criar uma nova fórmula de Gasolina?

2) O que é octanagem? 

3) Como saber se meu carro precisa de combustível com alta octanagem?

4) Combustível Premium X Combustível Aditivado 

5) Quando ela entra em vigor? 

6) Principais vantagens da nova Gasolina 

7) Custo X Benefício 

 

Por que criar uma nova fórmula de Gasolina?

A ideia inicial é trabalhar em uma fórmula mais próxima do combustível vendido no mercado europeu e americano, ganhando um melhor desempenho dos motores. Outros benefícios também virão junto com a novidade, como: maior eficiência energética, autonomia dos veículos, diminuição de consumo, introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas.

Em termos mais técnicos, são 3 principais pontos: o estabelecimento do valor mínimo de massa específica para 715,0 kg/m³, o que impacta diretamente no consumo, reduzindo até 5%, dificultando também a adulteração; o valor mínimo da temperatura de destilação 50% (T50) para a gasolina A, de 77,0 °C, resultando em um aquecimento muito mais rápido do motor; o método de medição da octanagem da gasolina, saindo do padrão IAD (87 IAD para comum e aditivada e 91 IAD para a premium) e adotando o RON (mínimo 92 RON, para a comum e a aditivada, e 97 RON para a premium). 

 

O que é octanagem? 

De forma simples, a octanagem é a capacidade que o combustível tem de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação.

Então, para melhor entendimento é só pensar em uma comparação de que: quanto maior a octanagem, mais resistente o combustível é. 

Geralmente motores mais potentes, de veículos 1.8 ou 2.0 por exemplo, tem a necessidade de maior resistência a detonação, precisando assim de combustíveis que tenham octanagem alta, conhecidos como o Premium. 

Como saber se meu carro precisa de combustível com alta octanagem?

Para tirar essa dúvida, basta consultar o manual do veículo. Nele contém todas as informações necessárias e as recomendações de combustíveis necessárias para cada tipo de veículo. 

 

Combustível Premium X Combustível Aditivado 

Vale ressaltar aqui são tipos de combustíveis distinto. Uma vez que o Premium é com alto valor de octanas e o Aditivado contém uma mistura de detergentes para limpeza do motor. 

Quando ela entra em vigor? 

A Resolução 807/20, da ANP entrou em vigor este mês no país, mas os estabelecimentos terão um prazo de até 60 dias para a substituição dos combustíveis. 

 

Principais vantagens da nova Gasolina 

- Mais energia por litro de gasolina comprado

- Mais fácil de aquecer o motor

- Irá manter a marcha lenta dos motores mais constante e sem oscilações 

- Menos emissão de poluentes no meio ambiente 

- Mais econômica (mais densidade energética)

- Aumento da potência do motor

- Diminui risco de danos ao motor

 

Custo X Benefício 

Com tantas vantagens, mudanças e nova fórmula, isso acarretará sim diretamente no preço da nova gasolina. 

Uma parcela da gasolina que é comercializada no país é produzida em solo brasileiro, mas a outra parte é importada. Com a nova legislação, o Brasil irá importar uma gasolina melhor para manter o alto padrão da gasolina criada internamente. 

A estimativa de aumento pode ser em torno de 3% a 4% maior.  


Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado