X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Pilkington para elas

Cuidados ao dirigir em áreas alagadas

Cuidados ao dirigir em áreas alagadas

Como Elis Regina cantava, são as águas de março que fecham o verão, e nesses primeiros meses do ano é a época em que as grandes metrópoles do sul e sudeste mais sofrem com alagamentos e inundações, causando transtornos aos moradores e dificultando – muitas vezes até impossibilitando – o trânsito de veículos e pessoas nas áreas urbanas.

O mais recomendado por especialistas é evitar atravessar áreas alagadas e procurar um local alto para estacionar o carro. Mas ainda assim, é impossível prever com exatidão o momento de início de uma enchente e, por esse motivo, muitos motoristas acabam sendo pegos de surpresa com o início de uma tempestade que se forma em poucos minutos, precisando dirigir por áreas com acúmulo de água da chuva. Então, como agir nesse caso?

Conhecimento é fundamental
É preciso ter experiência ao volante para enfrentar um alagamento e ter conhecimento prévio das condições da via e do próprio veículo é essencial para que a travessia possa ser feita em segurança. Não tente atravessar regiões que você não conheça, pois há o risco de haver buracos ou pequenos obstáculos que dificultem ainda mais o trajeto.

Vá devagar e sempre
Nunca entre com velocidade num trecho alagado. Engate a primeira marcha, siga devagar, mantendo a mesma marcha e uma aceleração constante, até passar pelo alagamento. Além disso, tente não deixar o carro morrer, pois pode causar calço hidráulico (entrada de líquido na câmara de combustão) e, caso aconteça, nunca tente ligar novamente o motor molhado.

Sinta-se segura
É totalmente desaconselhável tentar atravessar um ponto de alagamento onde não seja possível enxergar onde se termina, ainda mais se a altura da água estiver acima da metade da roda. Isso porque aumentam os riscos de o veículo passar por uma área com nível da água que afete o espaço interno. Enfrente um alagamento apenas se sentir-se segura para seguir.

Redobre a atenção
Procure manter uma distância de no mínimo dois carros em relação ao automóvel em sua frente, isso porque o risco de aquaplanagem é grande e os freios perdem bastante de sua eficiência no asfalto molhado. Também é recomendado manter somente o necessário: desligue rádio, ar condicionado, luz interna ou qualquer outro componente elétrico interno.

São águas passadas
Seu carro já passou por um alagamento? O momento agora é de passá-lo numa revisão completa, para avaliar componentes mecânicos e elétricos, verificar necessidade da troca de óleo e filtro, além da checagem geral e limpeza dos estofados, carpetes e sistema de ventilação, para evitar a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos.


Tags:

  • Facebook
  • Twitter

Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado