X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Pilkington para elas

Calçados na direção: qual é o melhor modelo para usar?

Calçados na direção: qual é o melhor modelo para usar?

Na hora de dirigir, é preciso estar atento à sua segurança, conforto e estabilidade. Para isso esteja sempre atenta ao calçado que você escolhe para usar no carro. 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, usar calçado que não se firma nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais pode ser considerado uma infração média. Esse tipo de penalidade gera quatro pontos na CNH e uma multa que pode chegar até o valor de R$ 130,16. 
Para garantir sua tranquilidade e evitar transtornos siga as nossas dicas para uma condução segura e eficiente:

Salto alto
Apesar de não especificado no CTB, o uso desse tipo de calçado na direção não é recomendado. Por não se adaptar adequadamente aos pedais, o salto alto pode dificultar a realização de manobras que exijam rapidez. Os saltos do tipo agulha e os de plataforma são ainda menos aconselháveis, mas você pode optar pelos saltos baixos, caso não queira abrir mão desse tipo de sapato.

Sandália de dedo
Durante os meses de temperaturas altas é comum o uso de chinelos no cotidiano, mas esse calçado confortável é proibido enquanto se está na direção de um veículo. Isso porque o calçado pode deslizar no pé do motorista e atrapalhar alguma manobra, causando movimentos bruscos e até acidentes. No entanto, caso a sandália seja fechada na parte de trás, seu uso é permitido já que esse tipo de sapato “acompanha” o movimento do pé.

Tênis ou sapatilhas
Esses são os modelos ideais. Por se fixarem bem aos pés, garantem estabilidade e um conforto melhor devido à sua aderência aos pedais. Os que possuem solado flexível são ainda mais recomendáveis por permitirem maior agilidade do pé e tornozelo, fundamentais em manobras rápidas. E além da segurança, são práticos: permitem ir de casa para academia sem desconforto. Tranquilidade no percurso e condução consciente no volante.

Descalço
Embora não haja uma lei que penalize o condutor que transite sem sapato nos pés, o melhor a se fazer é evitar essa prática, especialmente em dias muito quentes, quando os pedais podem superaquecer e causar desconforto. Como é proibido andar com objetos soltos próximo aos pedais, se for andar descalço com os sapatos dentro carro, posicione-os no assoalho do banco do passageiro para que não interfiram nos movimentos necessários enquanto dirige.

Gostou das dicas? Como prefere estar calçada enquanto dirige? Conta pra gente nos comentários!


Tags:

  • Facebook
  • Twitter

Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado