X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Manutenção feita por elas

Tudo o que você precisa saber sobre Sistema Elétrico Automotivo

Confira os pontos prejudiciais para o bom funcionamento elétrico de seu carro

Tudo o que você precisa saber sobre Sistema Elétrico Automotivo

Não é segredo para ninguém que o sistema elétrico funciona como o cérebro do automóvel, comandando as suas principais funções tecnológicas. Daí se tem ideia de como é importante conhecê-lo bem para ter a melhor experiência e evitar problemas. Mas mesmo as apaixonadas por carro sempre têm alguma dúvida sobre o funcionamento dessa parte tão significativa dos veículos.

E são inúmeros problemas operacionais que podem comprometer o sistema elétrico, como, por exemplo, a falta de carga na bateria, danos no alternador, queima de fusíveis, desgaste das velas de ignição e tantos outros.

Segundo os especialistas, a bateria é o componente do sistema elétrico que requer mais atenção. A duração da carga original de fábrica é, em média, de dois anos. Para evitar contratempos, a revisão precisa ser anual. Outra peça que necessita de revisão todos os anos é o alternador, um pouco menos conhecido, mas muito importante para gerar energia ao automóvel. 

Um dos problemas mais comuns nos vidros elétricos é o tempo útil dos cabos de aço. Ao notar a dificuldade de abrir e fechar os vidros a motorista deve ficar atenta às canaletas laterais – que podem estar ressecadas e lubrificá-las com o spray de silicone indicado. Assim, evita a sobrecarga do motor do sistema elétrico.

Detalhe importante para as mamães: muita atenção com as crianças! Avise os pequenos que os botões não são feitos para brincar e o sobe e desce desnecessário pode reduzir ainda mais o tempo útil do sistema de vidros. A revisão dos vidros é recomendada a cada 30 mil quilômetros rodados.

Pense duas vezes antes de instalar ou desinstalar as películas de insulfilme, evite o atrito do vidro com bagagens no porta-malas e faça limpeza de forma cuidadosa. Os filetes desembaçadores traseiros são delicados e, por muitas vezes, sem conserto. Para garantir o retorno do funcionamento deles você precisará de novos vidros, não se esqueça – se quiser qualidade: A Marca É Pilkington.

E o Sistema de Luzes?

Já no que se refere às lâmpadas automotivas, que sinaliza e garante a visualização para a motorista, é fundamental ter sempre por perto o manual de uso, cada carro tem suas especificações a serem seguidas. No geral, os fabricantes estipulam tempo de vida mínimo para 700 horas de duração das luzes, o que dá aproximadamente dois anos de uso contínuo.

Assim como todos os mecanismos, o sistema de luzes também necessita de revisão para evitar multas e acidentes. Se não estiver com tempo para levar ao mecânico, você mesma pode verificar as setas, de faróis, freio e ré antes de pegar a estrada ou sempre que possível.

Ainda tem dúvidas? Procure um mecânico de confiança e faça uma revisão geral do sistema elétrico. Assim você evita problemas, inclusive graves como pane geral de eletricidade e acidentes.


Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado