X
Mande sua história
Receba nossas novidades
Fale Conosco

Cadastre-se e receba nossas postagens em seu email

Tem dúvidas, sugestões de pautas, ou quer falar conosco? Preencha o formulário que teremos enorme prazer em responde-la!

Manutenção feita por elas

Saiba como cuidar do seu veículo durante o Verão

Saiba como cuidar do seu veículo durante o Verão

No Verão, não é só o nosso corpo que precisa de cuidados especiais por causa da alta incidência de raios solares. Os veículos também necessitam de uma atenção redobrada na estação mais quente do ano. As altas temperaturas podem comprometer a integridade de várias partes do veículo. Por isso, os cuidados vão desde a lataria até o motor.

Para simplificar sua vida, separamos os detalhes mais importantes que você deve conhecer para curtir o Verão tranquilo, sem aborrecimentos com seu carro.

Acorde cedo para calibrar os pneus
Em dias quentes, o atrito da borracha com o asfalto é mais intenso. Por isso, lembre-se de calibrar os pneus uma vez por semana. A melhor forma de fazer isso é no começo da manhã, quando estão em baixa temperatura, o que evita o aumento da pressão.

Líquidos para que te quero?!
Verificar os líquidos do veículo é fundamental o ano todo, mas no verão a atenção tem que ser maior. Observar o nível de água e aditivo do radiador é apenas o começo. Fique de olho também nos níveis do fluido do freio, da direção hidráulica, dos lavadores dos vidros, do óleo do motor e do câmbio. 

Resfriamento em dia para evitar problemas
Seja na cidade ou na estrada, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia, para evitar superaquecimento, um problema muito recorrente em dias mais quentes. Vazamentos ou acúmulo de sujeira podem sobrecarregar o sistema.

Ar, frio ar
Não esqueça de revisar a limpeza do sistema de ar-condicionado, em especial se ele ficou desligado por muito tempo. Além disso, quando o carro fica sob o sol forte, o ideal é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o equipamento. Assim, o ar frio toma o lugar do quente.

Sistema de arrefecimento
 Não sabe o que isso significa? O sistema de arrefecimento é aquele que resfria o motor do seu carro. Ele possui líquidos especiais para altas temperaturas que devem ser trocados a cada 50 mil km. Mas, esses líquidos correm por mangueiras, que se estiverem ressecadas, podem apresentar vazamentos. Cheque-as. Outro ponto importante é verificar se há presença de ferrugem. Nesse caso, o líquido deve ser substituído junto com os aditivos.

Aqueceu? Pare e relaxe um pouco
Se o indicador de temperatura do motor chegar a um nível crítico, pare e desligue o carro. Se o veículo continuar em funcionamento, poderá gerar danos ao cabeçote ou juntas do motor. Espere a temperatura diminuir e complete o líquido do sistema. Se o carro continuar a superaquecer, chame um mecânico.

Cuidados com a pintura
A combinação entre sol forte, chuvas intensas e maresia, típicas do verão e de viagens para praias, podem fazer muito mal a pintura do seu automóvel. Como proteção, é indicada a aplicação de cera a cada três meses. Sobre os faróis, que podem amarelar e se tornar opaco, prejudicando a iluminação, é importante encerá-los também.

Cuidados para lavar o carro
Nada de lavar o carro sob forte sol. Como já dissemos, os raios desgastam a pintura, principalmente com a aplicação de produtos químicos. Antes de jogar água, espere até que a carroceria e o motor estejam frios.


Agora é com Elas - Todos os direitos reservados © Copyright 2020

prjeto integrado